CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

-

-
Teatro para Bebês - Liliana Rosa

28.5.10

A atriz Liliana Rosa, protagonista do espetáculo "O Bebê e o Mar".

Liliana Rosa estreou no Teatro com o espetáculo " O Sonho" de Strindberg em 1993 e é licenciada em Estudos Teatrais e Bacharel em Formação de Ator pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, em Portugal. Profissional nas áreas da interpretação, direção teatral, dramaturgia, cenografia e produção teatral, a atriz atuou em 35 e dirigiu 7 espetáculos, dentre eles, a comédia “DivertidaMente” sucesso de crítica e bilheteria. Três direções suas foram apoiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal. Apresentou seus espetáculos em diversos Festivais e eventos de culto em Portugal, França, Espanha, Luxemburgo, Dinamarca e em vários estados brasileiros.

A atriz trabalha especificamente com Teatro para a infância desde 2000. Entre vários espetáculos, animações e trabalhos de contação de histórias para crianças, o espetáculo "O Semeador de Palavras" foi um dos mais marcantes na sua carreira se apresentando em dezenas de escolas carentes de vários municípios Portugueses. O projeto visava inicialmente levar teatro e informação artística e cultural a crianças carentes desse veiculo de informação mas logo se estendeu a hospitais e centros de crianças portadoras de deficiência. Liliana criou novos espetáculos com temas próximos das realidades das crianças em formato de contação de histórias. Após uma longa jornada se apresentado em escolas e centros do país, seus trabalhos rumaram aos Festivais de Teatro Europeu, onde foram notoriamente apresentados em Espanha e França. Liliana protagonizou outros espetáculos infantis de destaque na cena portuguesa tais como: "Todo o Mundo é um Palco, "Era uma vez", "Eu conto, tu contas, ele conta". Na Escola Superior de Teatro, ela participou de "Théâtre" onde trabalhou essencialmente o Clown. No seu trabalho de atriz, Liliana mistura o clown, a dança, as artes de circo, a pantomima, o canto a suas experiências com grandes mestres do Teatro. Através de de sua experiência como professora de musicalização e de teatro, seus trabalhos seguem o contexto da "contação de histórias" onde a palavra lança motivações sociais, pedagógicas, trocas de afetos, cidadania, consciência do mundo, das artes e do conceito de família. Para o Brasil após visitas e contato com a infância brasileira em anos anteriores, criou em 2005 um espetáculo inédito de Teatro infantil, "Palavras a Cozinhar" se apresentando em Mato-Gosso em Teatros e escolas e rumou para Portugal em seguida. Após longa esperiência com crianças em várias faixas etárias ( desde 01 a 10 anos), tanto como artista como professora, iniciou seu trabalho na área tecnica de teatro para bebês desde os 06 meses de vida até 06 anos.

Como nasceu o Teatro para Bebês? Liliana pesquisou a área específica de Teatro para Bebês para a criação de um trabalho novo inspirado na tradição europeia mas adaptado à realidade do Brasil. Assim nasceu o trabalho da Cia. com base no seu percurso artístico, pedagógico e também emocional e "gestacional". Atualmente é professora de Música em duas Escolas do Rio de Janeiro e está em cartaz com "O Bebê e o Mar" no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema.

Sua formação e experiência geral na área teatral:Desde 1993, participou em inúmeros estágios de teatro a nível internacional com diversos mestres da arte cênica atual, entre eles, Eugenio Barba, Roberta Carreri, Eimuntas Nekrosius, Polina Klimovitskaia, Júlia Varley, Krystian Lupa, Sarah Turton, Béatrice Picon-Vallin, Gennadi Bogdanov, Michel Laubu, Julio Castronuovo, João Mota, entre outros. Protagonizou diversos comerciais de TV e três curta-metragens.Em Portugal trabalhou com diversas companhias: Teatro do Morcego Laboratório Oficina (Coimbra); Teatro Art´Imagem(Porto); Poetas P´la Trela (Porto); Teatro do Vale de Sousa (Paredes). No Brasil integrou a Cooperativa Paulista; Companhia Dragão 7 e o Teatro Oficina em algumas leituras encenadas por José Celso Martinez. Tem desenvolvido em Portugal e diversos países da Europa, espetáculos de teatro para a infânciae juventude, fórmula teatral que deu origem à sua especialização na área técnica do Teatro para Bebês, trabalho pioneiro no Brasil. Atuou e produziu o longa-metragem “Efeito Sanfona”. No Brasil esteve também em contato com o trabalho de notáveis personalidades da arte da representação tais como Judith Malina, Paulo Autran e recentemente com o fantástico duo brasileiro, Roumer Canhães e Antonio Amancio.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES E FÃS